-
Uma greve com determinação e confiança
Os ferroviários da CP cumprem hoje um dia de greve pela valorização dos salários e das profissões, que regista uma elevada adesão dos trabalhadores e que suprimiu mais de 90% das circulações ferroviárias, fechou centenas de bilheteiras, reduziu ao mínimo a actividade nas oficinas e outros serviços da empresa.
-
25 Maio, greve nos CTT
Esta luta realiza-se no dia em que são pagos os vencimentos e numa altura em que a inflação é de 7,2% e será um primeiro sinal que os trabalhadores darão porque outras acções se seguirão, definidas pelos Sindicatos e pelos trabalhadores.
-
Amanhã há greve na CP
Amanhã, 16 de Maio, durante todo o dia, os ferroviários da CP estarão em greve pelo aumento dos salários, que não se verificará com a proposta que o governo/administração apresentou.
-
Intervenção sindical do STRAMM
Na sequência da última reunião realizada na Direcção Regional do Trabalho e Acção Inspectiva, com a mediação desta e com a presença da Direcção Regional da Economia e Transportes Terrestres, dos representantes das empresas / ACIF, referente à valorização do sector dos Transportes Públicos Pesados de Passageiros e Turistas da RAM, vem o STRAMM/FECTRANS por este meio informar sobre o ponto da situação:
-
Plenário do ML adiado para dia 17
O plenário dos trabalhadores do ML – Metropolitano de Lisboa, agendado para amanhã, foi adiado para dia 17 de Maio, às 10 horas, no PMO III.
-
Greve parcial nos CTT
No próximo dia 25 de Maio, os trabalhadores dos CTT irão estar em greve parcial, pelo aumento dos salários e por melhores condições de trabalho.
Novos corpos gerentes do SIMAMEVIP
No passado dia 7 se Maio, procedeu-se à tomada de posse dos novos corpos gerentes do...
CTT: Alguns tostões para os trabalhadores
É vergonho e quase irracional o despudor da gestão dos CTT. Tudo para os accionistas, para...
Altice: Plenário/Concentrações
Um conjunto do sindicatos, nos quais se integram os da CGTP-IN, estão a realizar vários...
Trabalhadores exigem respostas
Os trabalhadores da DO – Direcção Operacional do ML – Metropolitano de Lisboa, estiveram hoje...
O combate à fraude faz-se também com uma fiscalização eficaz, com trabalhadores efectivos das empresas de transportes, o que tem sido posto em causa pela redução de postos de trabalho. No Metropolitano de Lisboa são apenas 16 trabalhadores na área da fiscalização quando já foram 52. Na Carris, hoje, são apenas 35. Na CP existe apenas um revisor por comboio (composto por duas unidades independentes), foram reduzidas brigadas de fiscalização.
A redução de trabalhadores nas áreas de fiscalização, para além de estar inserida numa redução de custos sempre à custa do factor trabalho, tem também como objectivo criar as justificações para a substituição dos trabalhadores das empresas por empresas de segurança privada.
Salientamos no entanto, que é preciso apurar a diferença de números indicadas pelo estudo da ATML e das empresas e se o estudo não ocorreu numa altura anómala, pelo que achamos que um estudo sério terá que ser feito em várias ocasiões e não apenas num momento.
De qualquer forma, os prejuízos indicados como resultado da fraude, dão bem para criar os postos de trabalho necessários para uma fiscalização eficaz e, certamente, seria um óptimo investimento para as empresas.
-
CGTP-IN em defesa dos direitos das pessoas LGTBI
O Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia que hoje se assinala, tem a sua origem no dia 17 de Maio de 1990, data em que, finalmente, a homossexualidade deixou de constar da Classificação Estatística Internacional de[…]
-
Medidas - COVID-19
Medidas - COVID-19
ISOLAMENTO PROFILÁTICO Quando e por quem é determinada a situação de isolamento profilático? A situação de isolamento profilático é determinada pela Autoridade de Saúde com jurisdição na área de residência da pessoa (delegado de saúde), quando se verifique uma situação[…]
-
Proibição de suspensão do fornecimento de água, eletricidade, gás e comunicações
Proibição de suspensão do fornecimento de água, eletricidade, gás e comunicações
Foram prolongadas algumas das medidas de apoio às famílias no contexto da crise da pandemia da doença COVID 19, cuja vigência estava limitada ao mês seguinte ao fim do estado de emergência, ou seja, até final de junho. Assim: GARANTIA[…]
-
El Corte Inglés: Até os períodos de férias são impostos!
Até os períodos de férias são impostos! Não há respeito pela vida familiar e pessoal dos trabalhadores! No passado dia 05 de Abril, o sindicato esteve reunido com os RH da empresa afim de dar a conhecer o descontentamento dos[…]
-
Info Segurança Nº.2
Info Segurança Nº.2
É essencial dar uma maior atenção ao teletrabalho no domicílio, pois este poderá desencadear sinais, sintomas, sentimentos e doenças que podem afectar negativamente a saúde e bem-estar do teletrabalhador. Devemos estar cientes (entidade patronal e trabalhadores) dos riscos associados a[…]
-
Info Segurança Nº.1
Info Segurança Nº.1
Com a publicação desta newsletter, o Departamento Segurança e Saúde no Local de Trabalho da CGTP -IN, no âmbito do projecto “Itinerário Sindical para o Trabalho do Futuro: Prevenir + Viver Melhor”, pretende dar a conhecer informação relevante em matéria[…]