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O combate à fraude faz-se também com uma fiscalização eficaz, com trabalhadores efectivos das empresas de transportes, o que tem sido posto em causa pela redução de postos de trabalho. No Metropolitano de Lisboa são apenas 16 trabalhadores na área da fiscalização quando já foram 52. Na Carris, hoje, são apenas 35. Na CP existe apenas um revisor por comboio (composto por duas unidades independentes), foram reduzidas brigadas de fiscalização.

A redução de trabalhadores nas áreas de fiscalização, para além de estar inserida numa redução de custos sempre à custa do factor trabalho, tem também como objectivo criar as justificações para a substituição dos trabalhadores das empresas por empresas de segurança privada.

Salientamos no entanto, que é preciso apurar a diferença de números indicadas pelo estudo da ATML e das empresas e se o estudo não ocorreu numa altura anómala, pelo que achamos que um estudo sério terá que ser feito em várias ocasiões e não apenas num momento.

De qualquer forma, os prejuízos indicados como resultado da fraude, dão bem para criar os postos de trabalho necessários para uma fiscalização eficaz e, certamente, seria um óptimo investimento para as empresas.

 

 

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