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Marinha Mercante e Portos

AtlanticoLine2Iniciou-se ontem um ciclo de lutas na empresa Atlanticoline dos Açores, com uma adesão de 100% dos trabalhadores marinheiros, que afecta o transporte no triângulo Faial, Pico e São Jorge.

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AtlanticoLine1Os trabalhadores da Atlanticoline, liga Horta / Pico /S. Jorge nos Açores, vão estar em greve a partir de amanhã, como forma de luta pela revisão dos salários, num esquema de greve na base de um pré-aviso de greve entregue pelo SIMAMEVIP, nos seguintes termos:

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PortoSinesO SIMAMEVIP/FECTRANS entregou um pré-aviso de greve abrangendo os trabalhadores dos portos de Sines e Algarve, para o período de das 00h00m do dia 05 de Junho de 2018 às 24h00m do dia 08 de Junho de 2018.

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ArmenioComTripulanteFunchalPorto26Abr2017Uma delegação da CGTP composta pelo secretário-geral, pela direcção da Fectrans e dos Sindicatos OficiaisMar e Simamevip, encontraram-se, ontem, com os tripulantes dos navios Funchal e Porto, acostados e imobilizados no cais da Matinha e que se encontram com salários em atraso e sem perspectivas de solução para uma situação relativa ao futuro destes navios, situação que decorre de negócios deveras estranhos que envolve o Montepio.

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NavioTransinsularA Transinsular tem em curso o processo de transferência dos seus 5 navios para o registo da Madeira (2º registo). Esta transferência irá reduzir para apenas 6 navios o 1º registo nacional continuando assim a destruição da nossa já exígua Marinha Mercante, num País em que o Mar enche discursos dos governantes, mas que não passa disso.

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Navio de ContentoresA FECTRANS tem reivindicado junto do Ministério do Mar e entidades ligadas ao sector, que na salvaguarda dos interesses nacionais, seja criada um Centro de Competência no âmbito da Associação de Portos de Portugal APP, para gerir os serviços de Segurança Marítimo-Portuários e esta reivindicação ganha mais actualidade quando se conhece a declaração da Comissão Europeia que solicitou a Portugal que cumpra as suas obrigações de supervisão administrativa, tal como previsto nas regras da UE relativas aos requisitos do registo dos navios (Directiva 2009/21 / CE). Estas incluem a verificação de que a estrutura do navio, o equipamento e a gestão operacional cumprem as normas de segurança e que os marítimos são certificados como competentes”, o que não acontece hoje por falta de estrutura e operacionais para esta função.

NaviosFunchal PortoA FECTRANS esteve, ontem 8 de Março, com alguns tripulantes dos navios Funchal e Porto que se encontram atracados de "braço dado" no cais da matinha no porto de Lisboa, encontro esse, em que esteve também uma delegação dos deputados do PCP na Assembleia da República, para se inteirar das condições com que estes trabalhadores se debatem e da situação de salários em atraso.

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Ministerio do MarA FECTRANS reúne na próxima segunda feira (6 Fev), pelas 15 horas, com a Ministra do Mar, para a continuação do debate dos temas constantes no documento desta Federação que contém 12 propostas para o sector do Mar, da qual se destaca a criação de um Centro de Competência no âmbito da Associação de Portos de Portugal APP, para gerir os serviços de Segurança Marítimo-Portuários.

Navio" Criar um Centro de Competência no âmbito da Associação de Portos de Portugal APP, para gerir os serviços de Segurança Marítimo-Portuários. Por nomeação do Ministério o conselho de gestão deste CC passa a gerir os pilotos de barra e portos (estatuto, contingentes, admissões, transferências, reformas, contratos e carreiras), inspetores de porto e de navio e controlo costeiro e portuário de navios VTS e os salvádegos. Os portos no seu conjunto suportam os encargos e arrecadam as respetivas receitas pelos serviços prestados pelo CC aos respetivos utentes." Esta foi uma das propostas vertidas em memorandum, que a 11 de Janeiro de FECTRANS apresentou ao governo e, posteriormente aos grupos parlamentares que aceitaram discutir o tema.

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PortosAlgarve

No início do ano, a FECTRANS entregou à Ministro do Mar, 12 propostas para o sector, que posteriormente foram divulgadas pelos grupos parlamentares e que continuam actuais, assim com a reivindicação da criação de uma Administração Portuária para os Portos do Algarve, que consideramos ser inevitável por ser uma necessidade justa e tendo em conta os interesses do país e da região, deve ser implementada o mais breve possível.

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