Carris Salários 35 horasTerminou o mês de Junho, sem que a Administração da CARRIS. tivesse enviado, como afirmou que faria, a proposta que apresentou na última reunião.

Com esta atitude, demonstra um profundo desrespeito pelos trabalhadores! Embora estejamos num período em que muitos de nós estarão ausentes, por motivos de férias, tal facto não nos deve impedir de ponderar o momento mais apropriado, para fazer chegar ao C.A. (Conselho de Administração) que parece ser a única voz que este entende, a da luta dos trabalhadores.

Neste sentido, já enviámos convite a todas as Organizações Sindicais para, em conjunto, podermos avaliar a situação e propor aos trabalhadores as formas de luta concretas, para defender direitos, avançar na conquista das 35 horas semanais e valorizar os salários.

Ao C.A.  já transmitimos, na última reunião, que a FECTRANS- STRUP não estará disponível para retirar do AE, quaisquer dos direitos conquistados por sucessivas gerações.

Na negociação colectiva não há “tabus”. Tudo pode ser discutido, mas, para a STRUP/FECTRANS, sempre num processo de garantia dos direitos existentes e da sua melhoria.

Relativamente às decisões do último plenário, o C.A. já transmitiu que não aceita qualquer actualização do subsídio de refeição. Contrapôs uma actualização 65€ para este ano, em contraponto à proposta saída do Plenário da actualização deste ano, não ser inferir a 70€.

Quanto à calendarização das 35 horas, contrapõe uma evolução até às 38 horas, em Janeiro de 2028 e até às 37 em Junho de 2029.

No entanto, admite estas evoluções apenas no quadro das propostas já referidas no último comunicado conjunto.

O C.A., que não se coíbe de insistir numa proposta plurianual para 4 anos no que respeita aos salários, (inaceitável na forma), porque recusa estabelecer a redução até às 35 horas também em 4 anos?

Comunicado completo AQUI